O GATO CINZA

7.10.06

Profetas de ontem e de hoje

"O Senhor é meu pastor / perdoe o que seu filho fez / caiu de bruços no salmo 23 / sem padre, sem repórter / sem armar, sem socorro / vai pegar HIV na boca do cachorro..."
(Racionais MC's in "Diário de Um Detento")

Preconceitos à parte, não há como não ouvir o discurso e as letras de artistas das periferias e não se lembrar do grito dos profetas da bíblia.

Pode parecer loucura fazer uma ponte entre Amós, Habacuque, Elias, Isaías e tantos outros como RZO, Doctor MC'S, Racionais MC'S, Thaíde e DJ Hum, Câmbio Negro e tantos outros que berram na periferia, mas vamos mostrar alguns elementos que os identificam.

O primeiro deles é o fato de que cada um deles vieram do meio do local onde viviam, eles estavam intimamente ligados com o que defendiam e defendem, totalmente atrelados as necessidades que seu povo enfrenta. Seja na Judá assolada pelo Sírios ou na periferia de São Paulo, esquecida por tantos prefeitos e prefeitas, tanto os profetas bíblicos como os profetas de hoje, ambos estão comprometidos na luta contra a opressão.

O segundo elemento que os identificam é o discurso de ambos. "Ai daquele que edifica a cidade com sangue e a fundamenta com a iniquidade", Habacuque profere sua palavra contra a violência nas cidades e nas guerras pela tomada das cidades. Da mesma forma, vemos o grito dos artistas da periferia: " Você sabe por que / pra onde vai / pra quem vai / De bar em bar / de esquina em esquina / Pegar 50 contos / trocar por cocaína / Enfim, o filme acabou pra você / A bala não é de festim / aqui não tem dublê." (Racionais MC'S in "Capítulo 4 Versículo 3") Que denunciam a violência, seja no tráfico, seja no roubo.

Poderíamos traçar diversos outros elementos de identificação. O comprometimento com a mudança da sociedade, a reestruturação do local onde vivem, a readequação e recolocação do homem na sociedade, a devolução da dignidade e condições de vida ao homem. Passaríamos horas debatendo este tema. Mas não, prefiro deixar estes questionamentos para que pensemos: vamos fechar nossos ouvidos ao som que não gostamos, por ser de "pobre e de preto", ou vamos ouvir o clamor do povo que vive pendurado nos barracos dos morros à volta das mansões? Vamos ficar calados? Por incrível que pareça, eles estão cumprindo o papel que cabe a nós cristãos: a denuncia das mazelas da sociedade e luta contra as opressões.

Por fim, resta a nós, cristãos, olharmos para os excluídos, o oprimidos, não os oprimidos por satanás, o que é pior: os oprimidos pelo próprio homem! São para estes que Cristo veio. É para eles que Cristo pregou e viveu. É por eles, que nós, como seguidores de Cristo devemos lutar!

"Milhares de casas amontoadas!
Ruas de terra, esse é o morro, a minha área me espera!
Gritaria na frente, "vamos chegando!"
Pode crer, eu gosto disso, mais calor humano.
Na periferia a alegria é igual!
É quase meio dia, a euforia é geral!
É lá que moram meus irmãos, meus amigos.
E a maioria por aqui se parece comigo.
E eu também sou bam bam bam e eu que mando.
O pessoal desde às 10 da manhã tá no samba.
Preste atenção no repique, atenção no acorde.

"Como é que é Mano Brown?"
"Pode crer, pela ordem!"

A número, número 1 em baixa renda da cidade.
Comunidade Zona Sul é dignidade!
Tem um corpo no escadão, a tiazinha desse o morro.
Polícia, a morte, polícia, socorro!
Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo.
Pra molecada freqüentar. Nenhum incentivo!
O investimento no lazer é muito escasso.
O centro comunitário é um fracasso!
Mas, aí, se quiser se destruir está no lugar certo.
Tem bebida e cocaína sempre por perto.
A cada esquina, 100, 200 metros,
Nem sempre é bom ser esperto!
Schmith, Taurus, Rossi, Dreyer ou Campari
Pronúncia agradável, estrago inevitável.
Nomes estrangeiros que estão no nosso meio pra matar..."
(Racionais MC'S in "Fim de Semana no Parque")

7 Comments:

  • A diferença básica, que caracteriza um profeta é porque fala em nome de Deus (Ex.4:16), e prega a Jesus, principalmente, para absolvição de pecados, perante o sangue de Cristo, derramado na cruz e a confissão de que Ele é Senhor e salvador de nossas vidas. (Rm10:9)

    É perigoso falarmos em profetas hoje, sem ser aqueles que falam pela Bíblia, Deus ainda levanta profetas sim, mas muitos falsos profetas nos últimos tempos surgirão (Mt.24:24), um caso é a novela que lançou ontem, que demonstra a necessidade do espiritismo e outras seitas e religiões (islamismo, testemunhas de jeová) identificarem profetas para si, que vem para o engano, instrumentos usados por Satanás.

    Que nós nos lembremos do que Paulo disse sobre "novas revelações" e também lembremos que até mesmo Satanás usou a Palavra de Deus para a confusão "foi isso mesmo que Deus disse ...?" (Gn.3:1 NVI), o que continua fazendo até hoje, "revelando" falsos profetas, citando ensinamentos bíblicos, e se não obtivermos o discernimento espiritual do Espírito Santo, que recebemos através do entendimento da Bíblia cairemos em enganação.

    Não digo que esses citados são esses falsos profetas, mas devemos ter cuidado, "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?" (2Co. 6:14-15).

    Que Deus alumie nossos olhos, para que vejamos luz aonde há luz e trevas aonde há trevas, para a Glória dEle somente! Amém!

    "Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." Gl.1:8-9

    By Blogger pequeno.mestre, at 17/10/06 11:37  

  • "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente" Romanos 12.2

    By Blogger Giovanni Alecrim, at 18/10/06 13:00  

  • Anátema é "amaldiçoado", seja amaldiçoado.

    Se alguém vem com "intenção" de profetizar porém não confessa o nome de Jesus como Senhor e Salvador, esse tem o espírito do anticristo. Isso não são palavras minhas, mas de João, na Bíblia, conforme a profissão protestante (se formos ver por esse lado), ÚNICA regra de fé e prática:

    "Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo." (1Jo.4:2-3)

    Temos que tomar cuidado com o que chamamos de "renovação de nossas mentes", temos que nos renovar sim, mas no Espírito, e no Espírito certo, que é o de Deus, unicamente, não dando atenção à fábulas (1Tm.4:7) e muito menos à profetas que não professam o nome de Cristo.

    "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?" (Mt. 7:15-16)


    Quais os frutos temos visto desses "profetas da nova geração" os "Habacuques e Isaías" que clamam em subúrbios? E qual valor tem os ganhos deles? Vem para a redenção, ou para "distribuição iguais dos direitos"? Cuidado, Deus é um só, não fala por meio de "palavras torpes" (Ef.4:29), presentes nas mesmas músicas das "profecias", palavras torpes que somente entristecem o Espírito, que é Deus, por ser Trino. Palavras mansas, de igualdade, nem sempre procedem de Deus.

    O "lobo" parece com uma ovelha, fala que nem ovelha e aje como ovelha, mas só vemos se é o "enganador" pelos seus frutos. Quais tem sido nossos frutos?

    "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra." (Sl.119:9)

    A única maneira de sermos irrepreensíveis perante o SENHOR é conhecendo a palavra de Deus, e só conheceremos os frutos, os verdadeiros profetas, se conhecermos a palavra de Deus e o que Ele deixou para nós ali, Jesus disse que se viessem e falassem "ei-lo ali", para não seguirmos, e isso que fazemos quando atendemos à essas pessoas que "clamam por subúrbios" e que não confessam a Cristo...

    E não nos esqueçamos do que Tiago diz:

    "Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos." (Tg.2:10)

    Por pecar uma vez Adão foi expulso do Paraíso e por esse erro, UM erro que até hoje temos essa natureza pecaminosa. Cuidado ao atender á voz de falsos profetas, pois não há união entre Luz e Trevas (2Co. 6:14-15), e se não estamos na luz:

    "Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, MENTIMOS e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1Jo.1:6-7)

    Deus abençoe à todos!

    By Blogger pequeno.mestre, at 19/10/06 15:06  

  • "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente" Romanos 12.2

    By Blogger webielvis, at 19/10/06 16:19  

  • "Não se amoldem ao PADRÃO DESTE MUNDO, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm.12:2 - NVI)

    e:

    "Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua FÉ" (Rm.12:6 - NVI)

    O "com este século", não fala do "presente século I", que foi quando Paulo redigiu a carta. Isso significa que, se Paulo não sabia quando Jesus viria (que ninguém sabe é pertencente a Deus somente, At.1:7), ele se referiu ao "século", como "secular", todas as coisas que não são concernentes à Deus, por serem passageiras, ou seja, seculares. Ele fala, na verdade, sobre o "próximo seculo", em que estaremos com Cristo, "o Reino de Deus está próximo", clamava Jesus por onde pregava.

    E o engraçado de tudo isso é que Paulo fala exatamente sobre isso que discutimos. Não nos amoldarmos ao que o mundo prega, ao que o mundo ensina, e o que o mundo, que jaz no malígno (1Jo.5:19), profetiza.

    E de novo, sobre o assunto principal, baseado no mesmo capítulo da resposta de vocês, o DOM DE PROFETIZAR, vem mediante a proporção da Fé, se alguém não crê em Cristo não tem fé, e se não tem fé, não pode profetizar. Profetizar, segundo a NVI é: "falar por inspiração de Deus" (Nota de rodapé sobre Profecia, Rm.12:6).

    E Paulo deixou para nós, jovens, um versículo sobre isso tudo:

    "Quanto à você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu". (2Tm.3:14)

    "Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus." (2Tm.3:15)

    "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2Tm.3:16-17)

    As coisas que nos tornam sábios para a salvação estão escritas na Bíblia, e falam sobre a fé mediante a Cristo Jesus.

    E somente a Palavra é passível de confirmar, que o que eu digo é verdadeiro perante Deus e homens. Que guardemos a nossa pureza, não nos deixando contaminar com qualquer conhecimento que vem do mundo, foi Paulo quem disse: "Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?" (1Co.1:20), e se temos uma sabedoria tão preciosa em nossas mãos, para que nos amparar no mundo, buscando novos profetas ou revelações? Doutrinas estranhas para a Casa do SENHOR.

    "O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra." (Ha.2:20)

    Que Deus os abençoe!

    By Blogger pequeno.mestre, at 20/10/06 09:37  

  • Fiz-me fraco para com os fracos afim de ganhar os fracos. Seria isto se amoldar?

    By Anonymous Anônimo, at 6/11/06 12:54  

  • não entendi o contexto...

    By Blogger webielvis, at 21/11/06 10:30  

Postar um comentário

<< Home