O GATO CINZA

7.8.06

falar.de.amor

Ainda que eu fale a lingua dos homens e dos anjos se não tiver amor...

Parece um poema, e na verdade o é, mas muitas vezes nos esquecemos do real significado desse texto. Porque Paulo falaria de "amor"? O que é amor? Porque o amor está situado logo após os "dons espirituais" e a "unidade orgânica da igreja" em Primeira Coríntios? É muito simples, tudo se resume ao amor: "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." (1Jo.4:8)
Se Deus é amor, esse texto só fala sobre a pessoa de Nosso Senhor!

"Ainda que eu fale a lingua dos homens e dos anjos, se não tivermos Deus, seremos como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistério e toda a ciência; aida que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver Deus em meu coração, nada serei." (paráfrase 1Co.13:1-2)

Paulo só queria nos mostrar uma coisa nesse texto, podemos ter todos os dons, podemos ter todas as coisas que o Espírito nos outorga, podemos profetizar com poder, saber todos os mistérios de Deus, conhecer toda a ciência do mundo como Salomão e profetizar como Isaías, podemos ter o poder de Elias, podemos ter a força de Sansão, mas se não tivermos Deus em nossos corações, nada seremos. De que adianta ao homem fazer todas as coisas e esquecer do principal, o início e fim de todas as coisas, que é Deus!? De que adianta profetizarmos se quando vier aquele que é perfeito (Jesus), Ele nos apresentará diante do próprio SEnhor para sermos julgados? Todos veremos no julgamento final a face de Deus, e se não procurarmos O conhecer hoje, de que adianta o profetizar? De que adianta as coisas mundanas, por vezes poderes, dons, talentos mirabulantes, status, diligências e domínios? Tudo isso passará, mas o Nosso Deus não passará! Haverão no fim dos tempos aqueles que dirão: "mas Senhor, porventura não profetizamos em Teu nome, e em Teu nome expelimos demônios e fizemos milagres?" (Mt.7:22)

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mt.7:21)

Tome cuidado, Deus não quer que você seja o mais poderoso dos homens, Deus não deseja que você tenha poderes, não deseja que você tenha posses, só deseja que você O conheça, e O ame, de todo o coração, e de toda a alma, e O respeite com sua obediência. Se dê a conhecer a Deus, e entenda o que é ser abraçado pelo Criador de todas as coisas, e veja que o mundo perde o sentido quando estamos perto do Senhor! Aleluia!

"Agora, pois, permanecem, a fé (Espírito Santo, Ef.2:8), esperança (esperança da glória é Jesus, Cl.1:27) e o amor (Deus, 1Jo.4:8), estes três; porém o maior destes é o amor." (1Co.13:13)

"Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios, em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça." (Deus, em Oséias 6:6)